carregando...
Fale conosco

5 coisas obrigatórias no mergulho

5 coisas que você deve estar sempre atento no seu mergulho

O mergulho com cilindro é seguro e muito divertido, mas existem procedimentos e atitudes que nunca devem ser esquecidas ou negligenciadas pelos mergulhadores, pois evitam uma série de problemas e complicações desnecessárias.

O curso básico de mergulho prevê e treina várias tomadas de ação para sanar diversos contratempos que são comuns para quem mergulha. Sinais manuais, descida, equalização, compartilhamento de ar, e muitos outros. Mas a prática frequente do mergulho com cilindro e o conhecimento de vários pontos de mergulho vai te dar muito mais habilidades, essenciais para ter mergulhos cada vez mais seguros e proveitosos.

A Bora Mergulhar é uma escola de mergulho com cilindro de São Paulo, formamos mergulhadores desde 2014 e temos um canal no YouTube para esclarecer dúvidas sobre cursos de mergulho, pontos de mergulho, damos dicas e informações valiosas para quem quer começar ou aperfeiçoar suas técnicas de mergulho com cilindro.

Com muitos mergulhos na bagagem, resolvemos listar o que consideramos as 5 coisas mais importantes para se atentar durante os mergulhos com cilindro:

1.       Verificação do ar no cilindro: quem já mergulha faz um tempo costuma confiar demais no seu padrão de consumo de ar e esquece de olhar o manômetro para conferir se ainda tem ar para terminar o mergulho com segurança. Os pontos de mergulho tem profundidades e características diferentes, mudando completamente o seu padrão de consumo. Verifique sempre a quantidade de ar restante e adapte seu mergulho para retornar à superfície com pelo menos 50 bar.
 
2.      Verificação de profundidade: NUNCA desça mais fundo do que sua certificação permite. A vida marinha é abundante também em baixas profundidades, só desça ao limite caso você tenha um objetivo, como ver um naufrágio ou uma formação de corais específica. E lembre-se: quanto mais tempo e mais fundo você vai, mais ar você gasta e seu mergulho precisa ser encerrado mais rapidamente.
 
3.       Orientação subaquática: você sabe pra onde está indo e como voltar do seu mergulho? Nos casos em que você mergulha em um novo ponto de mergulho sem um guia local, é você que tem que saber ir e voltar sem se perder embaixo d´agua. Existe um curso específico para orientação subaquática, que ensina até o uso da bússola. Se perder durante o mergulho gera insegurança e você não consegue relaxar para aproveitar seu passeio. Voltar à superfície longe do barco também pode ser um transtorno, então melhor fazer um curso e garantir passeios bem planejados e tranquilos.
 
Continue lendo sobre as 5 coisas mais importantes durante um mergulho com cilindro ou veja este vídeo sobre orientação subaquática, que publicamos no nosso canal do YouTube:

 

 
 
4.       Você monitora seu tempo de mergulho? Se você fica atento somente ao consumo de ar e profundidade, saiba que monitorar o tempo também é bem importante, ainda mais se você tem mais mergulhos para fazer no mesmo dia. Quanto mais tempo você fica submerso, mais nitrogênio residual você acumula e você terá que escolher entre um intervalo de superfície maior ou um segundo mergulho bem curtinho. Tenha objetivos claros para o seu mergulho e nunca esqueça de PLANEJAR tudo que quer fazer no ponto de mergulho escolhido.
 
5.       Você está sempre a uma curta distância do seu dupla de mergulho? Dos 5 pontos críticos de um mergulho, esse é o mais importante de todos. Esteja sempre bem perto do seu dupla, se a visibilidade for baixa, mais perto ainda! Além de apreciarem juntos toda a vida marinha, sua única chance de sair ileso de qualquer intercorrência no mergulho é quando você está bem perto do seu dupla, ele poderá te dar suporte caso precise resolver algum problema como fornecimento de ar, ajudar com alguma manobra de máscara, recolocar o cilindro no lugar, checar algum problema com as mangueiras, enfim. Fique sempre a um braço de distância do seu dupla e NUNCA perca o contato visual com ele, checando um ao outro sempre que possível.
 
Mergulhar é simplesmente incrível e os encontros com a vida marinha são inesquecíveis. Mas quanto mais alerta e dentro das regras das maiores certificadoras mundiais, mais seguros e tranquilos são os seus mergulhos.

Conte com a Bora Mergulhar para entrar no mundo do mergulho, ter novos amigos e conhecer um estilo de vida simplesmente apaixonante!


 

Fale conosco