carregando...
Fale conosco

Bandeira de mergulho

Hoje o post vai para a galera que curte esportes náuticos e aquáticos (jet ski, passeio de lancha, pescaria, mergulho livre, mergulho scuba, entre outros)

Você conhece a bandeira do mergulho e tudo que ela significa?

A bandeira do mergulho é vermelha com uma faixa branca cobrindo transversalmente toda a bandeira. Ela aparece em adesivos nos carros, indicando que ali tem alguém que pratica mergulho scuba, aparece também nas lojas de mergulho, nos sites de mergulho, no logo da Bora Mergulhar também tem a bandeira do mergulho.

Essa bandeira é muito simbólica para os mergulhadores, mas ela ultrapassa a adoração pelo esporte, é também um item de segurança muito importante.

Quando se está em uma embarcação, significa que se trata de uma embarcação comercial de mergulho com cilindro, ou seja, aquela embarcação está transportando mergulhadores. Junto a esta bandeira estiada no barco pode estar junto a bandeira alfa, que é azul e branca.


A bandeira alfa significa que aquele barco tem limitações para fazer manobras, pois tem mergulhadores embaixo da água. Mas onde estão esses mergulhadores? É aqui que os praticantes de esportes náuticos ou aquáticos precisam entender.

Continue lendo sobre bandeira de mergulho ou assista agora o vídeo sobre o assunto que postamos no nosso canal do YouTube.
 


Quando virem uma bandeira como esta (vermelha e branca ou a azul e branca, ou mesmo as duas juntas) em uma embarcação ou até mesmo em uma boia no mar, por regra devemos a ficar 30 metros de distância para evitar um acidente com mergulhadores embaixo da água.

E os mergulhadores devem ficar dentro de um diâmetro de 15 metros da bandeira (ou do barco), como uma linha imaginaria de segurança, assim as embarcações terão espaço para passar com folga, evitando acidentes e colisão. Essa distância protege também quem está debaixo d´água, pois eles vão subir em algum momento, e se houver um motor ligado próximo, o acidente é fatal.

Uma vez eu precisei ajudar um amigo a resgatar um objeto em uma represa e nós fomos bem equipados, com cilindros, lanterna, corda, uma bandeira e também uma boia de marcação, para sinalizar que haveriam mergulhadores debaixo da água. Ali passavam muitos jet skis, então esse cuidado era essencial. Mas para nossa surpresa a bandeira e a boia acabaram atraindo a atenção dos pilotos de jet ski, que se aproximavam para ver o que era ao invés de se afastarem. Teve gente que chegou perto só para dar tapa na boia, pode isso? Ficamos indignados, mas depois eu percebi que era uma atitude impensada, por pura falta de conhecimento dos riscos envolvidos.

Então, a partir de agora, quando vir uma dessas bandeiras ou uma boia assim no mar ou numa embarcação, afaste-se, ou você estará colocando vidas em risco.

E você que é mergulhador, evite ficara a meia água, tipo 2, 3 metros de profundidade, desça até a profundidade de seu planejamento e mantenha-se lá todo o tempo. Só suba quando de fato for terminar o seu mergulho ou tiver um motivo pra isso, assim você evita correr o risco de ficar próximo a superfície e colidir com uma embarcação. E quando subir, preste atenção aos sons e sombras na linha d´água.

IMPORTANTE: se em algum momento você, que é mergulhador, for fazer uma saída de praia para mergulhar tenha uma boia e/ou uma bandeira para sinalizar seu trajeto subaquático. Não vacile!

A Bora Mergulhar é uma escola de mergulho em São Paulo, e nossa missão é transformar a vida das pessoas pelo mergulho com cilindro. Preservação do meio ambiente, muita diversão com segurança e belos cenários subaquáticos são nossa grande inspiração. Bora mergulhar com a gente?

 

Fale conosco