carregando...
Fale conosco

Como escolher o snorkel?

Como escolher um snorkel de mergulho?

O Snorkel de mergulho é utilizado por quem faz snorkeling (flutuação) mas também é muito usado por mergulhadores scuba (cilindro).

O uso do snorkel para quem faz flutuação é obvio, serve para que você não precise tirar o rosto da água para respirar enquanto admira as maravilhas subaquáticas.

Mas no mergulho com cilindro, pra que eu uso o snorkel se o suprimento de ar vem do cilindro? O snorkel é usado enquanto você ainda não desceu (na superfície do mar), quando a água está batendo muito e você corre o risco de engolir água salgada, ou mesmo para não ficar gastando ar do cilindro à toa antes do mergulho. O mesmo pode acontecer quando você já terminou o mergulho e precisa alcançar o barco, o snorkel na boca evita que você engula água no trajeto de retorno.

O snorkel é um equipamento que permite a entrada perfeita de ar para sua respiração enquanto flutua, se estiver entrando muita água ou for desconfortável na boca, tem algo errado!

Os modelos e marcas de snorkel são muitos. Você deve escolher um que se encaixe melhor com a anatomia do seu rosto, e também de acordo com seu conforto ao usar.
  1. Existe snorkel de mergulho de vários tamanhos: se você tem a cabeça maior, dê preferência para os mais compridos, senão pode entrar água por cima enquanto você flutua. Se você é pequeno e usa um snorkel com o tubo muito comprido, vai ficar desconfortável e pode sair com mais facilidade da boca.
  2. Existem snorkels com ou sem válvula no bocal: a válvula te ajuda a expulsar a água do snorkel facilmente, sem precisar parar o mergulho. Basta dar um “assoprão” que a válvula empurra a água pra fora.
  3. Proteção “quebra onda”: existem snorkels com uma proteção no final do tubo, que evita a entrada de água em dias com muitas ondas.
  4. O bocal de silicone costuma ser mais macio, durar mais tempo e ser mais resistente às “mordidas” que damos para que ele não saia da boca durante o mergulho de flutuação.
  5. Clips de encaixe do snorkel na máscara: escolha o snorkel com clip mais robusto e que se encaixa bem na sua máscara.
Este vídeo mostra os modelos de snorkel e mostra de forma prática o que levar em consideração para comprar um snorkel de mergulho:
 
 
O preço do snorkel varia de acordo com a marca e o modelo, encontre o seu por um preço justo na Loja On-line Bora Mergulhar.

Seu Snorkel pode combinar com sua máscara de mergulho e até com as nadadeiras, é o que muitos mergulhadores pedem quando resolvem comprar estes equipamentos de mergulho. Mas e como faço as escolhas correta? Clique nos links a seguir para saber mais sobre como escolher máscaras de mergulho e como escolher nadadeiras que se encaixam perfeitamente com você!

DICA IMPORTANTE: Se você já é mergulhador e tem dúvidas sobre assuntos específicos de mergulho como uso correto de equipamentos, flutuabilidade, consumo de ar durante o mergulho, mergulhos múltiplos e outros, tenho um modelo de consultoria on-line personalizada que pode te atender e te dar mais segurança para os próximos mergulhos. Saiba mais clicando aqui ou faça contato por e-mail ou WhatsApp, se preferir.


No curso de mergulho completo para iniciantes da Bora Mergulhar, nós emprestamos a máscara, o snorkel e a nadadeira, que é o kit básico para todo mergulhador. Mas será que você deve comprar algo logo de cara? Veja aqui quais equipamentos são usados num mergulho com cilindro e dicas que vão te ajudar a decidir quando comprar cada um deles.

 

Fale conosco