carregando...
Fale conosco

Devo comprar equipamentos?

Devo comprar meus próprios equipamentos de mergulho?

Muitas pessoas interessadas em mergulhar pela primeira vez me perguntam a respeito dos equipamentos de mergulho necessários, se precisam ser ou não adquiridos logo de cara.

Para fazer mergulho com cilindro existe a necessidade de usar vários equipamentos, entre eles estão colete equilibrador, cilindro de ar, regulador e outros, que só devem ser adquiridos por quem recebeu treinamento adequado para usá-los. Do contrário você estaria colocando a sua segurança em risco.

Temos uma playlist no nosso canal do YouTube só sobre equipamentos de mergulho, como escolher e usar corretamente cada um deles. No vídeo abaixo, a instrutora Roseli Ronchesi apresenta os vários modelos e como usar cada tipo de roupa de neoprene:

 

Iniciantes no mergulho com cilindro

Se você estiver pensando em fazer um curso básico de mergulho (Open Water Diver), você pode adquirir um kit básico composto de máscara, nadadeiras e snorkel, e/ou uma roupa de neoprene, bota de neoprene, luva e outros itens de vestuário ou acessórios básicos.

Depois de formado mergulhador, no Open Water Diver, você pode pensar em adquirir um colete equilibrador ou um regulador de mergulho, e daí investir em outros acessórios mais específicos. Aproveite para dar uma espiada na nossa loja de equipamentos de mergulho agora!

As suas características pessoais devem ser consideradas na escolha dos equipamentos de mergulho, tanto para compra quanto no momento de alugar. Além da nossa loja, fazemos também a locação de equipamentos de mergulho para quem ainda não se decidiu pela compra, temos vários tamanhos e marcas para todos os tipos de corpos e preferências.

DICA IMPORTANTE: Se você já é mergulhador e tem dúvidas sobre assuntos específicos de mergulho como uso correto de equipamentos, flutuabilidade, consumo de ar durante o mergulho, mergulhos múltiplos e outros, tenho um modelo de consultoria on-line personalizada que pode te atender e te dar mais segurança para os próximos mergulhos. Saiba mais clicando aqui ou faça contato por e-mail ou WhatsApp, se preferir.

O vídeo abaixo mostra os detalhes que devem ser considerados ao alugar equipamentos de mergulho:

 

Quando você se inscreve em um curso de mergulho, a escola deve fornecer todo o equipamento necessário (colete equilibrador, regulador e roupa de neoprene). Algumas escolas podem pedir que você adquira a roupa de neoprene, máscara de mergulho, snorkel e nadadeiras, mas aqui na Bora Mergulhar, esses itens podem ser emprestados.

Mergulhadores credenciados

Agora, se você já é um mergulhador credenciado, você pode partir para a etapa de aquisição de equipamentos. Mas lembre-se sempre de colocar a sua segurança em primeiro lugar, adquirindo apenas aquilo para o que você foi treinado para usar.

Por exemplo, um mergulhador que queira fazer mergulho noturno deve ter a sua própria lanterna. Se quiser fazer penetração em naufrágios, além de ter o curso de especialidade em naufrágio, também deve ter sua carretilha, uma prancheta, entre outros.

Conforme vamos avançando nos diversos cursos de mergulho, podemos e até devemos adquirir os equipamentos adequados ao nosso gosto, características pessoais e o que nos deixa mais seguros e confortáveis durante o passeio subaquático.

Ter os próprios equipamentos é uma ótima ideia! Mas recomendamos que você já tenha informações e experiência suficiente para fazer as melhores escolhas para seus mergulhos.

Fale conosco