carregando...
Fale conosco

Dor de ouvido no mergulho

Dor de ouvido: dificuldade de equalizar no mergulho.

Você já teve dor de ouvido no mergulho e não conseguiu descer mais por causa disso? Você tem dificuldades para fazer a equalização (não é descompressão do ouvido que fala, hein!) da pressão externa e interna dos ouvidos quando desce?


Pois saiba que você não está sozinho! Nesse vídeo a gente conversa sobre este assunto com o Dr. Sandro Muniz, ele é Otorrinolaringologista e YouTuber, e nos contou o que pode estar acontecendo no seu ouvido quando não consegue equalizar no mergulho, e o que é possível fazer para resolver este problema!

Roseli Ronchesi é instrutora de mergulho, com formação em um dos maiores Dive Centers do mundo, que fica no México, e já fez muito mais de mil mergulhos em muitos pontos mundo afora. Bora Mergulhar com a gente? Veja este vídeo sobre os detalhes da equalização dos ouvidos no mergulho.

 


Segundo o Dr. Sandro, se você já foi no médico e confirmou que não tem nenhum tipo de impedimento físico ou doença crônica que dificulte a equalização, é preciso fazer um esforço de imaginação da situação antes da próxima tentativa. A equalização dos ouvidos no mergulho exige que você movimente uma série de músculos internos (base da língua, ouvidos e até da deglutição) que fazem a pressão contra a tuba auditiva, tornando as pressões internas e externas equivalentes.

Para saber se não há algum impedimento fisiológico para fazer a equalização dos ouvidos no mergulho, basta consultar um otorrinolaringologista, que verificará se a tuba auditiva está funcionante e corretamente interligada com o nariz.

Para a correta equalização dos ouvidos (lembre sempre que não é correta a expressão “descompressão dos ouvidos”) é preciso fazer o exercício de fechar a tuba auditiva, fazer o movimento de deglutição, prender e segurar o ar dentro do nariz, assoprar, e tudo ao mesmo tempo. O objetivo é jogar uma pressão inversa, de dentro para fora do corpo, já que à medida que você desce no mergulho, a pressão externa aumenta bastante e é isso que causa a dor.

A equalização dos ouvidos no mergulho é justamente tornar as pressões internas e externas ao ouvido equivalentes, e isso permite que você mergulhe cada vez mais fundo. A dor de ouvido no mergulho é quando a pressão externa é maior que a interna, e neste caso fica impossível e até perigoso desder mais.

A forma de equalizar é muito particular, uns pinçam o nariz e “assopram”, outros conseguem equalizar somente mexendo a mandíbula ou fazendo o movimento de engolir, por exemplo. Recomendamos que você vá com muita calma e pratique a equalização quando estiver iniciando seus mergulhos, isso te dará segurança e te mostrará qual a sua melhor forma de equalizar os ouvidos durante seus mergulhos.

A sensação da pressão externa é parecida com aquela vivida por quem desce ou sobe grandes altitudes (serra do mar, por exemplo). E o mandamento número 1 do mergulho é: NÃO ESPERE O OUVIDO DOER, equalize cedo e sempre, ao menor sinal de pressão externa nos ouvidos.

NÃO MERGULHE RESFRIADO ou durante alguma crise de doenças no ouvido, nariz e garganta, isso vai impedir a equalização dos ouvidos.

Recomendamos ainda que a equalização seja feita de forma suave, sem colocar muita força durante a manobra de Valsalva. (manobra de Valsalva é a técnica em que se prende a respiração segurando o nariz com os dedos e, em seguida, assopra para forçar a saída de ar).

Dicas valiosas para a correta equalização no mergulho:
  1. Equalize cedo e sempre;
  2. Desça devagar;
  3. Pratique a equalização no início dos mergulhos e descubra a sua melhor forma de equalizar;
  4. Desça em pé;
  5. Não mergulhe resfriado nem em crise de rinite, sinusite ou alergias respiratórias;
  6. Não colocar muita força na equalização;
  7. O excesso de cera nos ouvidos pode dificultar a equalização, consulte um especialista se achar que este é o problema;
  8. Não deixar para equalizar quando o ouvido já estiver doendo;
  9. Hidrate-se muito antes de mergulhar, isso confere mais elasticidade para as mucosas;
  10. Ainda está com dificuldade de equalizar, mesmo tendo feito exercícios e tentado de todas as formas? Procure um médico, a solução pode ser simples e você está sofrendo à toa!


DICA IMPORTANTE: Se você já é mergulhador e tem dúvidas sobre assuntos específicos de mergulho como uso correto de equipamentos, flutuabilidade, consumo de ar durante o mergulho, mergulhos múltiplos e outros, tenho um modelo de consultoria on-line personalizada que pode te atender e te dar mais segurança para os próximos mergulhos. Saiba mais clicando aqui ou faça contato por e-mail ou WhatsApp, se preferir.
 

Fale conosco