carregando...
Fale conosco

Escolha da roupa de neoprene

Como escolher sua roupa de mergulho de neoprene (ou borracha) para mergulho?

O Neoprene é uma borracha sintética com microbolhas, amplamente utilizada em mergulhos com cilindro. As roupas de neoprene também são conhecidas como roupas de borracha, e são essenciais na manutenção da temperatura corporal durante os mergulhos. Também vão servir para proteção, caso você encoste acidentalmente em alguma rocha ou coral.

O tecido é flexível e foi feito para evitar ao máximo o contato do seu corpo direto com a água, pois possui costuras e acabamento nos punhos e tornozelos que permitem uma mínima entrada de água.

Como funciona o sistema de conforto térmico da roupa de neoprene mais usada no Brasil – roupa úmida?

Você entra na água e a roupa molha imediatamente. Assim que entra um pouco por dentro, ela vai esquentando com o calor do seu corpo e te deixando cada vez mais confortável. Com os punhos e tornozelos feitos com acabamento especial anti entrada de água, fica mais fácil manter a água quentinha dentro do neoprene e a água fria fica do lado de fora da roupa.

Continue lendo sobre as diferenças de roupas de neoprene ou clique para saber sobre locação de roupas de mergulho ou compra de roupas de neoprene na Bora Mergulhar.

Na hora de comprar ou alugar sua roupa de mergulho de neoprene, você sabe exatamente o que está usando e qual a melhor opção para o seu perfil?

Pois saiba que existem tipos, espessuras e modelos de roupa de mergulho que devem nortear a sua escolha!

Tipos de roupa de mergulho:

Roupas de neoprene úmidas: também conhecidas como wet suits, as roupas de borracha mais usadas no Brasil são as roupas molhadas, elas molham completamente em contato com a água. Mesmo permitindo a absorção e entrada de água, elas dão proteção térmica satisfatória, conforme explicado acima. Essa roupa resite muito bem à temperatura da água nos pontos de mergulho brasileiros, que gira em torno de 27° a 21° C.

Roupas de mergulho semi-secas: As roupas de mergulho semi-secas  tem a partir de 7mm de espessura e são indicadas para água com temperatura entre 13º e 23ºC, ou seja, águas com temperaturas baixas.

As roupas de mergulho semi-secas são compostas de um neoprene que absorve menos água que os tradicionais, possuem um zíper seco e também grandes selantes nas extremidades . O zíper da roupa semi-seca é horizontal, e é menor em tamanho que o zíper tradicional . A roupa fica mais difícil de vestir, porém a infiltração de água é bem menor.

Os punhos, tornozelos, capuz e gola possuem grandes selantes especiais para diminuir a infiltração de água. Tudo é feito para que a roupa absorva menos água e assim circule menos água em seu interior, proporcionando ótima manutenção de temperatura.

Roupas de mergulho secas: são roupas especiais, muito usadas em águas congelantes, que não deixam entrar nada de água dentro, permitindo assim mergulhos em águas bem mais frias. O uso dessas roupas exige treinamento especial pois a configuração da montagem do seu equipamento de mergulho é completamente diferente de quando se usa roupa de noprene molhada ou semi-seca.

Continue lendo sobre roupas de neoprene para mergulho ou assista o vídeo sobre o assunto que está no nosso canal do YouTube:

 


Modelos de roupa de mergulho:

Existem várias opções, você vai escolher de acordo com o ponto de mergulho escolhido e suas características pessoais. Existem as roupas curtas (short john), roupas longas (long john), e roupas de neoprene de duas peças – macacão comprido até o tornozelo, sem manga mas com jaqueta separada que vai por cima.

Ressaltamos que algumas marcas de roupas de neoprene oferecem modelos masculinos e femininos, isso ajuda bastante no caimento perfeito para cada tipo de corpo.

Como você deve imaginar, as compridas ou duas peças são para pontos de mergulho com águas mais frias.

Espessura da roupa de neoprene para mergulhar:

Temos neoprenes de várias espessuras, que vão ajudar a manter seu corpo na temperatura ideal de acordo com ponto de mergulho escolhido.

Cada mergulhador sente frio a uma determinada temperatura da água, mas em geral águas mais quentes, de 25 a 28 graus celsius, não necessitam mais que roupas de 2 ou 3 mm de espessura, sejam elas curtas ou longas.

A região sul e sudeste do Brasil tem pontos de mergulho em que a temperatura da água varia entre 19º e 24°C em determinadas épocas do ano, então recomendamos descer de roupa de neoprene de 4mm a 5mm, tipo longo (calça e manga comprida).

Com o passar do tempo e experiências de mergulho, o mergulhador consegue perceber quais modelos e tamanhos de roupa de borracha lhe caem melhor. Quanto melhor o neoprene se ajusta ao corpo, menos problemas de frio e flutuabilidade vão aparecer durante o mergulho.

DICA IMPORTANTE:  o neoprene não te deixa afundar, então a espessura e modelo escolhidos vão interferir muito na quantidade de lastro que você usa. Quanto mais grossa e longa a roupa de mergulho, mais lastro você vai precisar. Se estiver de luvas e capuz de neoprene, mais ainda!

Temos roupas de neoprene de várias espessuras e modelos para locação, se quiser saber mais sobre aluguel de roupas de mergulho clique aqui.

Se já quiser espiar nossa loja online, basta acessar aqui e agora!

Escolha sua melhor opção de roupa de mergulho e BORA MERGULHAR?

 

Fale conosco