carregando...
Fale conosco

Flutuabilidade no mergulho

Você dá a devida importância para aprimorar sua flutuabilidade no mergulho com cilindro? 

Mas o que é ter boa flutuabilidade, afinal? Veja as principais características de mergulhadores com boa flutuabilidade:

1. Não precisam bater os braços enquanto mergulham, se equilibram perfeitamente somente com movimento de nadadeiras;
2. Não precisa inflar ou desinflar o colete o tempo todo;
3. Não toca ou bate em corais e rochas durante o mergulho;
4. Consegue ficar parado no trim, controlando a flutuabilidade neutra somente pela respiração;
5. Não fazem movimentos rápidos ou bruscos durante o mergulho;

DICA IMPORTANTE: Se você tem dúvidas sobre assuntos específicos de mergulho como uso correto de equipamentos, flutuabilidade, consumo de ar durante o mergulho, mergulhos múltiplos e outros, tenho um modelo de consultoria on-line personalizada que pode te atender e te dar mais segurança para os próximos mergulhos. Saiba mais clicando aqui ou faça contato por e-mail ou WhatsApp, se preferir.

 Com boa flutuabilidade você ganha:

1. MAIS TEMPO DE FUNDO
Menos esforço durante o mergulho significa mais tempo de fundo; isto porque quanto mais suavemente você mergulha o seu ar dura mais e você pode ficar mais tempo submerso.

2. PERFIL HIDRODINÂMICO
Você fica no controle, pode mudar de profundidade e fazer paradas de segurança com pouco esforço. O mergulho fica mais divertido.

3.MELHOR INTERAÇÃO COM A VIDA AQUÁTICA
Mergulhadores com boa flutuabilidade interagem melhor com o ambiente, passando despercebidos pelos seres marinhos. Isto faz com que você consiga ver mais vidas em seus mergulhos. Isso sem contar que você não bate em nada, não se machuca e não danifica o ambiente subaquático.

Temos 2 aulas de flutuabilidade disponíveis no canal do Youtube da Bora Mergulhar. Veja a primeira abaixo e já se programe para ver a segunda!

 


 JÁ FEZ UMA AUTOAVALIAÇÃO DE FLUTUABILIDADE?

Veja aqui alguns indicadores que podem te dar pistas de como melhorar sua flutuabilidade:

1. Você tem bom preparo físico ou fica sem fôlego durante o mergulho? Ter bom preparo físico te dá um melhor controle respiratório e permite fazer ajustes finos na flutuabilidade.
2. Você se concentra e avalia a flutuabilidade antes, durante e depois do mergulho?
3. Antes de mergulhar você ajusta o lastreamento de acordo com o perfil do mergulho?
4. Você verifica a flutuabilidade no início do mergulho quando muda os equipamentos de mergulho ou de ambiente de mergulho?
5. Sempre que fica algum tempo sem mergulhar você exercita a flutuabilidade no início do mergulho?
6. Estando sem roupa de mergulho, ou com roupa úmida ou seca, você consegue ajustar a flutuabilidade neutra com pequenas quantidades de ar no colete ou está sempre tendo que colocar e tirar muito ar? Colocar ou tirar muito ar significa que você não está corretamente lastreado e isso dificulta bastante a flutuabilidade neutra.
7. Eu consigo ajustar minha flutuabilidade somente com a respiração, na maioria do tempo?
8. Dentro da água você fica no trim facilmente, com mangueiras e acessórios presos rente ao corpo? O correto é que nada se projete mais do que alguns centímetros, independente da posição.
9. Durante o mergulho você fica longe do fundo e não agride o meio ambiente aquático?
10. Você consegue levitar confortavelmente por 3 minutos aos 5 metros para fazer uma parada de segurança, ou em uma profundidade maior?

 
 COMO FOI O SEU TESTE?

É provável, que se você respondeu "não" a cinco ou mais questões, você tenha uma grande evolução investindo em um curso de flutuabilidade.

Quer mais informações sobre mergulho e flutuabilidade? Pode me chamar agora mesmo no WhatsApp! (link fixo em todas as páginas do site)
 

Fale conosco