carregando...
Fale conosco

Máscara de mergulho embaçada?

Como evitar que sua máscara embace durante o mergulho?

Quando você está no meio do mergulho e a máscara embaça, é uma grande frustração. A visibilidade diminui muito e aí você não poderá mais apreciar ao máximo as belas paisagens subaquáticas.

Normalmente os mergulhadores colocam água dentro da máscara durante o mergulho para tirar aquela camada embaçada e continuam o passeio subaquático, mas em menos de 5 minutos, ainda mais se a temperatura da água estiver baixa, já embaça tudo de novo.

Primeiro vamos explicar por que a máscara de mergulho embaça: a temperatura externa da água fica normalmente mais baixa que a temperatura do nosso corpo. A água nos pontos de mergulho do Brasil vai variar entre 20 e 28 graus célsius (aproximadamente) e nosso corpo tem a temperatura estável de 36 graus célcius. O vidro da máscara de mergulho, que separa esses 2 “ambientes” se condensa, pois existe umidade e calor no interior da máscara, e o frio da água do lado de fora. Pronto, tudo propício para começar a se formar aquela película de gotículas de água dentro da máscara, que atrapalha totalmente sua visão.

Outros fatores que colaboram para o embaçamento da máscara de mergulho são películas protetoras em máscaras novas, sujeiras na lente, restos de gordura ou cremes que estão no nosso rosto e que escorrem na máscara.

Felizmente tem como prevenir que sua máscara de mergulho fique embaçada! A Bora Mergulhar vai te dar 5 dicas para evitar esse inconveniente em seus próximos mergulhos com cilindro.

Você pode continuar lendo sobre como evitar que sua máscara de mergulho embace ou pode ver o vídeo que gravamos sobre este assunto:

 

 
1) Retire a película protetora das máscaras novas de forma eficiente! Isso pode ser feito com pasta de dente branca. Ela vai ajudar a “corroer” essa película que acelera o embaçamento. Basta passar na parte interna da lente, deixar secar de um dia para o outro e enxaguar bem no dia seguinte.
2) Lave muito bem sua máscara com detergente neutro! Gordura do rosto, restos de creme e outras sujeiras vão acelerar o processo de embaçamento, mantenha sua máscara sempre impecavelmente limpa e enxaguada com água doce.
3) Use um bom antiembaçante! Passe uma fina camada deste produto dentro da máscara antes do mergulho, deixe agir um pouco e lave com água doce antes de descer.
4) Leve um shampoo infantil neutro com você para os mergulhos. Ele é eficaz na limpeza da máscara de mergulho e ainda evita que arda os olhos se você deixar algum resquício do produto. Lave muito bem toda a máscara e enxague com água doce antes de mergulhar.
5) Saliva na máscara! Não é o mais recomendado, mas para quem não tem à mão os recursos acima citados, pode ajudar bastante a evitar que sua máscara de mergulho embace. Você passa sua própria saliva na parte interna das lentes, espera secar um pouco, dê uma leve enxaguada em água doce e tá pronta pra usar.
 
Importante ressaltar que após estes procedimentos, NÃO RETIRE MAIS A MÁSCARA DO ROSTO APÓS CAIR NA ÁGUA SALGADA. Todo esse cuidado com sua máscara antes do mergulho só funciona se a parte interna da lente não entrar em contato com a água do mar novamente.

Quer saber como escolher a máscara de mergulho perfeita para o seu rosto? Clique aqui e veja nossas dicas!

Atualmente existem no mercado películas adesivas antiembaçantes que você aplica e deixa na máscara por longos períodos. São feitas de materiais que protegem as lentes do embaçamento. Nós ainda não testamos, mas se você usa esse tipo de película pode nos dizer como foi sua experiência!

Máscara de mergulho embaçada é uma das coisas recorrentes que mais podem atrapalhar seu mergulho! Então fique atento, siga as dicas da Bora Mergulhar e garanta um mergulho tranquilo e com boa visibilidade.

A Bora mergulhar é uma escola de mergulho com cilindro de São Paulo, fica no bairro de Moema, e tem cursos de mergulho e viagens de mergulho com cilindro para iniciantes e mergulhadores experientes. 

Entre em contato agora mesmo (click WhatsApp) para programar seu próximo passeio subaquático!

Fale conosco