carregando...
Fale conosco

Mergulhar é perigoso?

Mergulhar é perigoso?

Sempre que pensamos em esportes “radicais” pensamos nos riscos que eles envolvem. No mergulho com cilindro não é diferente, ainda mais num esporte recreativo em que você fica submerso a 20 ou até 30 metros de profundidade, e não pode subir rápido de forma alguma (pelo risco da doença descompressiva e hiperexpansão pulmonar).

Aqui na Bora Mergulhar, escola de mergulho em São Paulo, costumamos dizer o seguinte: atravessar a rua é perigoso, e andar de skate é perigoso, andar de bicicleta nas marginais de São Paulo, nem se fala! Para todas essas práticas existem regras e procedimentos que vão minimizar MUITO o risco de algo sair fora do previsto.

Não é só pegar uma bicicleta ou um skate e sair andando. E até para fazer uma viagem de carro é preciso respeitar leis de trânsito e tomar certos cuidados. No mergulho com cilindro, a exigência é a parecida: aprender em um curso de mergulho como o seu corpo se comporta durante um mergulho e como manusear todos os seus equipamentos de mergulho.

Mas afinal, mergulhar é perigoso? NÃO, se estiver disposto a respeitar o mar e as regras que você aprendeu sobre mergulho com cilindro no seu curso, mergulhar não é mais perigoso que nenhum outro esporte.

Como já dissemos em outros posts, não é preciso ser um exímio nadador para mergulhar com cilindro. Nem mesmo é preciso fazer o curso de mergulho completo para ter essa experiência, basta contratar um batismo de mergulho e ir acompanhado de um profissional da área.

Continue lendo sobre os riscos de fazer mergulho com cilindro ou leia sobre as 11 coisas que você deve saber antes de se matricular num curso de mergulho.

Fique à vontade também para ver nosso vídeo sobre medo de mergulhar, que postamos no nosso canal do YouTube:

 


 As 6 perguntas mais frequentes de quem acha que mergulhar com cilindro é perigoso:

1.       É perigoso encontrar tubarão?

O mergulho com tubarões é um tipo de mergulho planejado. Infelizmente não é possível encontrar tubarões com frequência nos mergulhos, existem postos específicos para mergulhar com esses animais incríveis. Clique aqui e veja um post completo sobre mergulho com tubarões. Se o local escolhido tiver tubarões você saberá de antemão e será orientado sobre como se comportar, fique muito tranquilo quanto a isso.

2.       Tem perigo de acabar o ar do cilindro (não é cilindro de oxigênio, veja mais aqui)?

Seus equipamentos de mergulho incluem um manômetro, que vai mostrar de forma precisa o seu suprimento de ar. Quando estiver acabando, você chama o seu dupla e encerra o mergulho. E tem o fato que você nunca vai mergulhar sozinho, é obrigatório descer em dupla e ele poderá compartilhar ar com você, se acabar. Em casos extremos, se algum mergulhador desrespeita a regra de subir com ¼ do cilindro, o dupla poderá fornecer ar para o mergulhador sem ar, e isso a gente ensina no curso de mergulho para você, é um procedimento bem simples.

3.       Os animais subaquáticos vão me atacar?

Os peixes e outros animais subaquáticos tem medo de seres humanos, então se você mantiver distância e ficar bem quietinho só observando, você não será atacado. Alguns mergulhadores mais confiantes e cheios de experiência acabam extrapolando as regras, tocam os animais, e eventualmente acabam mordidos, mas isso é uma exceção. Outra regra de ouro que muitos ainda desrespeitam que é NUNCA TOQUE EM NADA. Os microrganismos e cosméticos que ficam na nossa pele podem prejudicar muitos os seres marinhos.

4.       E se eu tiver uma crise de pânico com tanta água em cima de mim?

O curso de mergulho prevê crises de pânico e como o aluno e instrutor podem lidar com isso. As aulas de piscina servem justamente para que você se familiarize e sentir como é estar rodeado por água dos pés à cabeça. A piscina do curso é rasa, de 3 até 5 metros, e os primeiros mergulhos no mar também são feitos sem pressa, em locais em que você vai conseguir se familiarizar com o novo ambiente e perceber qualquer incômodo nesse sentido. Confie no seu instrutor!

5.       E se eu não conseguir respirar no regulador?

Vai conseguir! O ar sai muito fácil na sua boca, você só coloca e respira normalmente. O ar é filtrado e está comprimido dentro do cilindro, então é até mais fácil respirar pelo regulador do que na superfície.

6.       Não é perigoso dar problema nos equipamentos de mergulho e eu não conseguir respirar?

Os equipamentos exigem testes e manutenção constante. Nenhuma operadora de mergulho vai arriscar ter seu nome vinculado a qualquer acidente que seja resultado de falta de manutenção, isso destruiria sua reputação para sempre. As certificadoras mundiais (PADI, SSI, SDI e outras) também são um “segundo controle” neste sentido, estão atentos a todas as ocorrências no mergulho com cilindro em todas as partes do mundo.

Saiba mais sobre todos os equipamentos de mergulho aqui.

Em resumo, mergulhar não é perigoso, no curso você aprende a administrar os riscos e contratempos que podem acontecer de forma tranquila e segura.

 Bora mergulhar com a gente?

Fale conosco