carregando...
Fale conosco

Mergulhar é seguro?

Mergulhar com cilindro de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de um profissional de mergulho te guiar, requer uma formação em um Curso Básico de Mergulho (Open Water Diver). Você vai descobrir  que é muito mais fácil respirar debaixo da água do que fora dela, além de que você não precisa ser um aluno de natação (leia mais sobre fazer o curso de mergulho mesmo sem saber nadar aqui), pois os seus equipamentos de mergulho devem suprir a sua necessidade de se deslocar de um ponto a outro, seja na superfície ou debaixo da água, desde que você tenha alguma intimidade com a água e consiga fazer isto sem ajuda.

Sempre que pensamos em esportes “radicais” pensamos nos riscos que eles envolvem. No mergulho com cilindro não é diferente, ainda mais num esporte recreativo em que você fica submerso a 20 ou até 30 metros de profundidade, e não pode subir rápido de forma alguma (pelo risco da doença descompressiva e hiperexpansão pulmonar).

Se você já fez algum mergulho guiado (batismo de mergulho) e gostou, saiba que depois de completar um Curso básico de mergulho (Open Water Diver) os seus mergulhos serão muito mais prazerosos e mais baratos, afinal você não precisará pagar o mergulho de um profissional para te guiar.

O que torna o mergulho scuba seguro, afinal?

O mergulho scuba ou mergulho com cilindro é uma atividade com regras bem definidas.

Em um Curso Básico de Mergulho você aprende para que serve cada equipamento de mergulho, aprende sobre a fisiologia do mergulho, descobre como calcular o tempo que você pode permanecer em um determinado mergulho, na profundidade escolhida, fica mestre em gerenciar pequenos problemas e desenvolve as suas habilidades subaquáticas, primeiro em uma piscina e depois no mar.

Os equipamentos de mergulho necessários  serão fornecidos para que você aprenda a usá-los e só depois, então decidir pela aquisição ou não. Leia mais aqui sobre quando comprar seus próprios equipamentos.

Conheça a relação de equipamentos usados durante um mergulho scuba, e para que serve cada um.

Colete equilibrador: um colete equilibrador permite que você se mantenha na superfície com todo o seu equipamento. Ao colocar ar nele você irá boiar.  É neste equipamento que prendemos um cilindro de ar comprimido para que você possa respirar debaixo da água.

Roupa de neoprene: a roupa de neoprene serve para te proteger do frio, e caso você encoste em alguma coisa no fundo do mar ela não deixa você se machucar, além de te fazer ganhar flutuabilidade positiva, ou seja, também te ajuda a boiar.

Cinto de lastro: é um cinto com chumbo, cujo peso é calculado conforme o seu peso corporal. Ele serve para te ajudar a afundar, compensando a flutuabilidade dos equipamentos  já citados.

Regulador: este equipamento é composto por 5 componentes: o primeiro estágio é a parte que é rosqueado na saída de ar do cilindro, é ele que fornece ar para os demais componentes. O segundo estágio é por onde você respira.. É por ele que você faz bolhas!

Temos uma playlist inteira sobre os equipamentos de mergulho no YouTube, mas recomendamos o vídeo abaixo, que dá detalhes sobre o uso do colete equilibrador, equipamento obrigatório em todos os mergulhos com cilindro.

 

A sensação de respirar debaixo da água e o ritmo da respiração é o mesmo de nossa respiração fora da água, a única diferença é que você estará respirando pela boca. Tente fazer isso! Respire pela boca apenas e saberá como é.

Os outros componentes do regulador são a fonte alternativa de ar, que nada mais é do que um segundo estágio adicional para você compartilhar o seu ar com outro mergulhador, se necessário; a mangueira do inflador de baixa pressão é por onde você coloca ar no colete; o manômetro, para você verificar a pressão do ar que resta no seu cilindro. É por ele que você verifica quanto de ar te resta para continuar mergulhando.

O regulador é um equipamento tão seguro que se por qualquer motivo der algum defeito, ele não irá parar de fornecer ar, ao contrário, ele te dará mais ar do que você  precisa. Com ele você consegue respirar, controlar a pressão do ar do seu cilindro, compartilhar o ar do seu cilindro com outro mergulhador, se necessário, e inflar o seu colete.

Equipamentos básicos, geralmente são adquiridos pelos alunos que se matriculam, por serem mais pessoais. São eles:

Nadadeira: Uma nadadeira serve para você se deslocar na água.

Máscara de mergulho: A máscara de mergulho protege os seus olhos embaixo da água e também envolve o seu nariz. Dessa forma você pode enxergar com clareza e através do nariz você pode soprar dentro da máscara, caso ela te aperte.

Snorkel: Serve para você respirar enquanto estiver na superfície para economizar o seu ar do cilindro e para que não entre água em sua boca, caso bata ondas. Te ajuda a chegar ao barco enquanto faz snorkeling.

Conclusão

Você deve ter percebido a importância dos equipamentos para segurança no mergulho. Porém, obviamente a conduta do mergulhador faz toda a diferença entre fazer um mergulho valer ou não a pena.

Estas são informações básicas, pois o universo de equipamentos para mergulho e suas diversas funções vão muito além.

A segurança no mergulho com cilindro envolve um bom treinamento e também muita prática! Aplique os aprendizados adquiridos no seu curso de mergulho e tenha passeios subaquáticos tranquilos e inesquecíveis.

Bora Mergulhar é uma escola de mergulho de São Paulo, fica no bairro de Moema, e tem cursos de mergulho com horários flexíveis, incluindo aulas on-line. Bora mergulhar com a gente?

Fale conosco