carregando...
Fale conosco

Mergulho na Rifaina

Mergulho em água doce – represa do Rio Grande na Rifaina-SP

Os mergulhos em água doce são tão incríveis quanto mergulhos no mar, acredite.

Tivemos uma experiência de mergulho na região da Rifaina, e os cenários dentro e fora d´água foram uma ótima surpresa. Rifaina é uma cidade do interior do Estado de São Paulo que fica na divisa com Minas Gerais, distante 470km da capital paulista e fica entre duas importantes regiões dos estados de SP e MG entre Ribeirão Preto e Uberlândia.

A cidade de Rifaina passou por um processo de transformação após o ano de 1971, quando a finalização da obra da Usina Hidrelétrica de Jaguara represou o Rio Grande. Uma zona de várzea com olarias, pontes, casas, igrejas, grandes cânions e penhascos onde era o leito do Rio Grande. Essas características somadas a límpida água e profundidades da represa – até 50 metros – faz daqui o melhor ponto de mergulho de em água do doce do Brasil.

Achamos a cidade um charme, com estrutura hoteleira e turística que atende até os gostos mais exigentes. A estrutura “litorânea” feita para receber turistas imita a orla das melhores praias do Brasil, com calçadas largas e uma extensa praia com areia, coqueiros, árvores e belas revoadas de pássaros.

A Bora Mergulhar esteve lá formando novos mergulhadores e também levando quem já mergulha para conhecer cânions submersos, pontes e pequenos naufrágios de carros e lanchas muito interessantes.

As águas são calmas, sem correnteza e muito cristalinas, na maior parte do ano. A melhor época para mergulhar na Rifaina vai de maio a novembro, e no inverno pode alcançar até 20 metros de visibilidade, pois é quando chove menos e os sedimentos ficam no fundo.

Veja o vídeo abaixo, de quando estivemos mergulhando na represa do Rio Doce - Rifaina/SP. Você vai se surpreender.

 


A profundidade pode chegar a até 50 metros, então atende mergulhadores de todos os níveis de certificação, do curso básico ao avançado de mergulho e até mesmo mergulho técnico. Existem locais mais rasos, frequentemente usados para quem está fazendo o check out do curso básico de mergulho.

Os pontos de mergulho com cilindro na represa do Rio Grande na Rifaina são muitos, alguns deles feitos por embarcação outros por terra mesmo. Visitamos olarias submersas, naufrágios de lanchas, caminhão e carros, vimos estátuas e outros objetos como baús, uma imagem de Cristo de braços abertos e muitos manequins que foram colocados embaixo da ponte nova da Rifaina dão um toque emocionante e até sombrio aos mergulhos.

A temperatura da água varia de acordo com a época do ano, mas estivemos lá um pouco antes de começar o inverno e a temperatura aos 20 metros era de 23 graus, totalmente suportável com uma roupa de neoprene de 5 mm.


Os principais pontos de mergulho da Rifaina são:
  Antiga Olaria
  Antiga ponte SP-MG que está submersa
  Pilastras ponte nova SP-MG
  Leito original do Rio Grande
  Floresta Submersa
  Pedreiras e cânions
  Ilha do Amor

A vista dos pés de sustentação da ponte nova da Rifaina, com seus diversos objetos deixados embaixo para o deleite dos mergulhadores, é muito interessante. Olhar para cima e ver as pilastras gigantes, quando se está a 21 metros de profundidade é uma imagem que fica gravada na memória.

A olaria está um pouco desmantelada mas as placas de sinalização do local e alguns tijolos sobrepostos continuam demarcando território e representando a história do local.

Os carros e o caminhão submersos em águas rasas do Rio Grande são sensacionais para tirar ótimas fotos durante o mergulho.

Os cânions da represa revelam paredões imensos, com nuances de luz e sombra e cardumes passeando ao redor, formam um cenário subaquático que realmente vale a pena conhecer.

Mergulhar na água doce é um pouco diferente, você vai notar que precisa de menos lastro para descer, que a sua flutuabilidade pode mudar um pouco e que os cenários subaquáticos são diferentes do mar. Não há corais coloridos para serem vistos mas a história da região está submersa e pronta para te receber. São imagens e sensações incríveis.

Recomendamos fortemente que você conheça a cidade e programe seu mergulho com cilindro na Rifaina. A Bora Mergulhar pode te ajudar com isso, chame pelo WhatsApp, mande um e-mail ou ligue agora e consulte datas e valores para mergulhos na Rifaina.

 

Fale conosco