carregando...
Fale conosco

Mini cilindro de mergulho

O que é e como usar o mini cilindro de mergulho? Respirar ar comprimido à profundidade tem uma série de implicações, não importa o tamanho do cilindro e seu tempo de fundo.

Os mini cilindros de mergulho não são brinquedos inofensivos. Usar um equipamento deste pode te dar autonomia de 05 a 10 minutos embaixo da água, mas tudo depende da sua característica respiratória.
Mergulhar respirando ar comprimido exige conhecimento, pois se você ficar sem ar e tiver que subir rápido, você pode ter uma doença descompressiva e outros problemas graves. O cilindro é composto por ar (o mesmo ar que respiramos na superfície) e tem 21% de oxigênio e 79% de nitrogênio. Quando respiramos ar comprimido à profundidade, o nitrogênio começa a se acumular no organismo. Se você faz uma subida rápida nessa condição, o nitrogênio pode formar bolhas pelo corpo causando uma série de problemas de saúde, muitas vezes irreversíveis.

Quando você desce com o mini cilindro, você pode não saber exatamente quanto de ar ainda te resta. Apesar dos mini cilindros trazerem um indicador de quantidade de ar, alguns modelos são sem mangueira (o bocal de respiração é direto na parte superior do cilindro). Neste caso você será obrigado a tirar o cilindro da boca, prender a respiração e olhar o indicador de ar. As normas de segurança no mergulho são rigorosas quanto à regra de NUNCA PRENDER A RESPIRAÇÃO QUANDO SE RESPIRA AR COMPRIMIDO, mais um motivo para repensar o uso deste equipamento sem conhecimento.

Os mini cilindros também não vem equipados com profundímetro, você pode ter descido a 5 metros ou mais e se tiver que subir rápido fica sujeito a uma série de complicações de saúde. E se você pretende controlar o tempo, você precisa ter um computador de mergulho ou cronômetro de mergulho também. O padrão de respiração das pessoas varia muito, por isso para uns o mergulho com mini cilindro pode durar 10 minutos e para outros só 5 minutos. Não vale a pena o risco.

Quer saber tudo sobre os equipamentos de mergulho? A Bora Mergulhar tem uma explicação completa aqui!

Em resumo, se você não tem treinamento especializado para entender os efeitos de respirar ar comprimido e os procedimentos de segurança, não recomendamos que você use o mini cilindro de mergulho.

A proposta do mini cilindro é usá-lo a até 2 metros de profundidade, mas quando estamos no mar podemos ir além disso sem perceber e sem dimensionar o risco envolvido caso precise subir rapidamente à superfície. Por isso nossa recomendação é que você tenha total entendimento técnico dos efeitos e riscos de respirar ar comprimido, considerando profundidade e tempo. Esse tipo de conhecimento somente um mergulhador credenciado tem. Faça um curso de mergulho na Bora Mergulhar!

O mini cilindro exige conhecimentos específicos também para recarregar e fazer a manutenção. Será que os riscos e a logística envolvida valem mesmo a pena?

Veja este vídeo, apresentado por Roseli Ronchesi, até o final e saiba os riscos que você corre se usar um mini cilindro de mergulho sem o devido conhecimento sobre o assunto.

 
 

 

Fale conosco