carregando...
Fale conosco

Não faça isso antes do mergulho

13 dicas do que não fazer antes de mergulhar.

Apesar de ser muito divertido, emocionante e seguro (após um curso de mergulho bem feito), o mergulho com cilindro exige concentração, preparo físico e atenção. Os cuidados começam antes de mergulhar, pois algumas decisões que tomamos antes de descer podem atrapalhar e aumentar o risco de acidentes no mergulho.

A Bora Mergulhar é uma escola de mergulho de São Paulo, fica na região de Moema, com fácil acesso de carro e pelo metrô. Além dos cursos para iniciantes, temos cursos de especialidades para mergulhadores e também formamos profissionais de mergulho. Continue lendo sobre os cuidados antes do mergulho ou saiba mais sobre nós aqui.

Algumas das orientações que vamos dar parecem absurdas e básicas mas acredite, ainda há muitos que se arriscam tomando decisões erradas antes do mergulho com cilindro.
  1. Não mergulhe sem um curso de mergulho! Ainda ouvimos relatos de pessoas que mergulham sem ter um curso de mergulho. Eles conseguem cilindros de ar de forma clandestina e se arriscam sem conhecer os efeitos do mergulho sobre o corpo humano. Sem o treinamento adequado, coisas corriqueiras e totalmente contornáveis no mergulho com cilindro ainda causam acidentes graves e mortes.
  2. Nunca mergulhe se estiver resfriado, com gripe, renite, sinusite ou qualquer outra síndrome respiratória. Suas vias aéreas precisam estar completamente desobstruídas para você mergulhar, e assim poder equalizar as pressões internas e externas ao seu corpo. Existe ainda o risco de bloqueio reverso quando se tem muito muco nas vias aéreas, veja este vídeo do nosso canal no YouTube e entenda melhor do que se trata:
 
  1. Não mergulhe se estiver sob efeito de álcool ou drogas. O risco de ter uma doença descompressiva aumenta e, mesmo após certo tempo, a “ressaca” que as substâncias entorpecentes deixam podem aumentar o risco de acidentes no seu mergulho. O cansaço e a letargia que essas drogas causam mesmo após várias horas de sua ingestão podem fazer com que você não reaja adequadamente a uma situação que exija sua atenção durante o mergulho.
  2. Não mergulhe cansado. Se tiver tido dias muito cansativos ou não tiver dormido direito, opte por adiar seu mergulho. Você vai precisar estar em perfeitas condições de atenção e disposição para ter um mergulho seguro e tranquilo.
  3. NUNCA MERGULHE SOZINHO. Primeiro que mergulhar sozinho é contra qualquer regra de mergulho, em nível mundial. Segundo que se afastar do dupla durante o mergulho te tira qualquer chance de administrar um contratempo, mesmo os mais simples, durante seu mergulho. As consequências de uma subida rápida no mergulho por estar longe do dupla ou ter qualquer problema nos equipamentos de mergulho sozinho todo mundo já sabe!
  4. Não use equipamentos de mergulho com defeito! Se você está alugando, faça uma verificação pré-imersão completa, se for seu, revise tudo dias antes de mergulhar. Qualquer mínimo defeito pode se tornar seu pior pesadelo quando você está mergulhando.
  5. Não mergulhe de barriga cheia nem com fome. Mergulho exige esforço e atenção, se você tiver comido demais antes de mergulhar pode ter enjoo ou má digestão e isso vai atrapalhar demais seu passeio subaquático. E mergulhar com fome pode te faltar energia para aproveitar bem o seu mergulho, fora o risco de hipoglicemia.
  6. Não mergulhe se o cilindro estiver fora do período mínimo de revisão. Verifique mês e ano da verificação hidrostática, que está impresso no cilindro, e veja se faz menos de 5 anos. Se fizer mais que cinco anos, troque de cilindro.
  7. Não mergulhe de roupa seca de mergulho se você não tem curso para isso! Entre seu corpo e a roupa você precisa colocar ar para fazer o isolamento, isso exige técnica e conhecimento, fora que o tipo de lastreamento e flutuabilidade precisam ser reaprendidos. Evite riscos desnecessários.
  8. Nunca comece seu mergulho a favor da correnteza. Você precisa contar com a correnteza a favor na volta, momento em que você pode estar um pouco mais cansado do que quando acabou de desder.
  9. Nunca desça antes de planejar o seu mergulho. Sem saber as características básicas do local você não vai saber o que tem pra ver, se a profundidade está adequada para seu treinamento, enfim, vai aproveitar menos do que poderia.
  10. Nunca mergulhe se o cilindro estiver te fornecendo ar com gosto ou cheiro, isso significa que pode estar contaminado! Mesmo que o cheiro não seja ruim, peça para trocar, o ar do cilindro de mergulho não pode ter nenhum gosto nem cheiro!
  11. Não faça esforço físico em excesso antes nem depois de mergulhar. Toda a sua energia do dia deve estar concentrada para o mergulho, deixe o jogo de futebol e a musculação pra outro dia, pois você corre mais risco de ter uma doença descompressiva.
Mergulhar é seguro, divertido e incrível, basta seguir todas as recomendações que um curso de mergulho te oferece. As operadoras internacionais de mergulho testam e comprovam diariamente os procedimentos de segurança no mergulho, por isso é hoje um esporte que cresce cada vez mais.

Se você ainda não mergulha, não adie mais o seu sonho de conhecer a vida subaquática, faça um curso de mergulho com a gente e prepare-se para os melhores dias de sua vida.

Se você já é mergulhador, venha se aperfeiçoar ou fazer viagens de mergulho com a Bora Mergulhar!

 

Fale conosco