carregando...
Fale conosco

Não faça isso no mergulho!

Nunca faça isso mergulhando: dicas para um mergulho seguro

O curso de mergulho com cilindro é padrão e prevê a prática de habilidades que vão ser essenciais no mergulho, e também traz informações importantíssimas para evitar, ou pelo menos minimizar, riscos e controlar com tranquilidade alguns fatores de contingência que acontecem sem sobreaviso.

As aulas teóricas e práticas até simulam a solução de problemas reais que acontecem durante os mergulhos. Com o treinamento correto e completo você será capaz de resolver muitos problemas durante o mergulho.

Mergulho com cilindro não é perigoso, mas muita gente deixa de lado o que aprendeu e comete erros básicos em seus mergulhos.

Continue lendo sobre o que não se deve fazer de forma alguma durante um mergulho ou veja o vídeo completo sobre este assunto que está no canal do Youtube da escola de mergulho Bora Mergulhar.

 


Aqui vão 19 dicas do que NÃO FAZER no mergulho com cilindro:
 
  1. Não planeje muitas atividades para cada descida de mergulho! Ou você vai explorar uma região de corais, ou um naufrágio, ou treinar flutuabilidade ou tirar foto subaquática, por exemplo. Se inventar de fazer tudo isso junto você gasta muito ar, perde o foco e não faz nenhuma das coisas direito.
  2. Respirar muito rápido no mergulho, não faça isso! Você pode ter uma hiperventilação e desmaiar, respire sempre lenta e profundamente, treine isso sempre.
  3. Jamais desça mais se você estiver com dor de ouvido no mergulho, por não conseguir equalizar! Quando desce sem equalizar a dor só piora e você pode ainda ter um rompimento de tímpanos.
  4. Não force demais na hora de equalizar os ouvidos no mergulho! Se você “soprar” muito forte pode também romper seus tímpanos.
  5. Não deixe a máscara de mergulho muito apertada no rosto! A pressão externa da água pode fazer com que a máscara fique cada vez mais apertada durante o mergulho, basta assoprar um pouco pelo nariz para diminuir essa pressão.
  6. Não mergulhe com frio! Hipotermia no mergulho favorece a doença descompressiva e diminui sua capacidade de reação, fica muito perigoso e desconfortável continuar um mergulho se estiver com frio.
  7. Não fique longe do seu dupla de mergulho, nunca! Seu dupla te livra de emergências e te dá segurança durante todo o passeio subaquático.
  8. Nunca prenda a respiração no mergulho, nem quando for tirar foto sem o regulador! Com seus espaços aéreos cheios de ar, você fica sujeito a todas as variações de volume desse ar à medida que sobe. Conforme aprendemos no curso de mergulho, quando você sobe, o ar se expande dentro dos pulmões, podendo até te causar uma lesão grave. Mas se você estiver respirando e exalando este ar normalmente, isso não tem como acontecer.
  9. Não ultrapasse os limites não descompressivos! Mergulhador recreativo faz mergulhos por tempo e profundidade planejados, não coloque sua vida em risco.
  10. Não use tampões ou qualquer objeto que obstrua seus ouvidos durante o mergulho! Você equaliza a pressão interna e externa dos ouvidos praticamente a cada metro que desce, e precisa que eles estejam livres para que a Manobra de Valsalva funcione perfeitamente.
  11. Não mergulhe com capuz de mergulho apertado! Isso pode prejudicar a circulação do sangue e comprometer o transporte de oxigênio até seu cérebro.
  12. Nunca deixe seu ar chegar próximo de acabar no mergulho, consulte o manômetro sempre e volte para o barco com segurança, com ar sobrando (recomendamos 50 bar).
  13. Nunca respire em free flow se não souber o que está fazendo! O curso básico de mergulho dá o treinamento completo sobre o que fazer quando regulador começa a soltar ar sem parar durante o mergulho.
  14. Não entre num naufrágio sem ter um curso de naufrágio! Se você se enroscar ou entrar em pânico sem ter um curso, você não saberá como sair da situação em segurança.
  15. Não use mais lastro do que o necessário! Além de gastar mais ar você prejudica sua flutuabilidade.
  16. NÃO TOQUE EM NADA ENQUANTO ESTIVER MERGULHANDO! Perturbar a vida marinha ou danificar um coral ou encosta muda todo um ecossistema que funcionava perfeitamente bem antes da sua chegada.
  17. NUNCA PEGUE NADA DOS OCEANOS COMO LEMBRANÇA! Tire fotos ou tenha seus melhores mergulhos na memória, não retire nem mesmo conchas ou corais do lugar.
  18. Nunca mergulhe se desconfiar que está grávida! Não há ainda estudos que garantam a segurança do feto à profundidade.
  19. Não mergulhe mais fundo do que sua certificação permite! Caso aconteça alguma coisa fora do programado, você só tem chance de sair ileso se tiver treinamento para isso.
A segurança no mergulho com cilindro envolve um bom treinamento e também muita prática! Aplique os aprendizados adquiridos no seu curso de mergulho e tenha passeios subaquáticos tranquilos e inesquecíveis.

A Bora Mergulhar é uma escola de mergulho de São Paulo, fica no bairro de Moema, e tem cursos de mergulho com horários flexíveis, incluindo aulas on-line. Bora mergulhar com a gente?

 

Fale conosco