carregando...
Fale conosco

Não sei nadar, posso mergulhar?

Não sei nadar, posso mergulhar?

Essa é uma pergunta recorrente, e temos que esclarecer algumas coisas antes de responder se quem não sabe nadar pode mergulhar. Na verdade, é você mesmo que vai responder se está preparado para iniciar um curso de mergulho com cilindro, mesmo sem saber nadar.

Já falamos que não é necessário ser um exímio nadador para mergulhar, afinal os movimentos de natação e mergulho são completamente diferentes. Não ter técnicas para nadar de forma padronizada é uma coisa, não ter aquacidade (habilidades e segurança dentro d´água) quando se está no mar ou piscina, é outra coisa.

No mar você vai praticar flutuabilidade, vai aprender como se locomover usando apenas as nadadeiras, não vai precisar dos braços nem aplicar um tipo específico de nado. Vai apenas flutuar para apreciar a vida marinha.

Importante lembrar que a roupa de neoprene (roupa de borracha) não deixa você afundar pois é feita de um material que possui microbolhas de ar.  E depois que você coloca os equipamentos de mergulho e cai na água, você só vai descer para iniciar seu mergulho quando tirar o ar do colete equilibrador, ainda na superfície. Então você não vai cair afundando logo de cara, no mergulho com cilindro tudo é feito com muita calma e passo a passo.

Preste bastante atenção no que deve ser considerado para tomar a decisão de mergulhar com cilindro sem saber nadar. Faça essas perguntas para você mesmo:
 
1.  Você não sabe nadar perfeitamente, mas tem habilidades e segurança dentro da água, conseguindo se manter na superfície mesmo quando não dá pé?
2.  Você entra tranquilo e calmo no mar ou piscina?
3. Você consegue se movimentar na superfície da água tranquilamente, dar uns mergulhos, ir e voltar de distâncias curtas, mesmo sem usar técnica nenhuma para isso?
4.  Já fez experiências de snorkeling (flutuação) e conseguiu se virar bem olhando a vida marinha de cima?

Se você respondeu sim para todas, você provavelmente apenas não sabe nadar como quem já fez aulas de natação, mas se vira bem dentro da água, então está totalmente apto para começar seu curso de mergulho

Continue lendo sobre: “não sei nadar, posso mergulhar?” ou veja um vídeo completo sobre o assunto que está no nosso canal do YouTube:

 


Agora, se você não fez aulas de natação e/ou também não fica tranquilo no mar e piscinas mais fundas, é provável que você tenha que praticar melhor suas habilidades aquáticas antes de um curso de mergulho com cilindro.

Para ser mergulhador autônomo não é preciso saber nadar, mas é imprescindível ter tranquilidade, segurança e saber se locomover na superfície ou dando mergulhos, mesmo que seja meio desajeitado. Mesmo quando você for voltar para o barco pela superfície, o único movimento que vai fazer é bater pernas.

Se você ainda não tem certeza se vai conseguir mergulhar com cilindro sem saber nadar, temos uma sugestão para você: FAÇA UMA AULA DE SNORKELING. (clique para mais informações)

Praticando flutuação com snorkel você vai conseguir identificar mais facilmente suas habilidades aquáticas, se está à vontade com a experiência, se consegue respirar pelo snorkel sem ficar tirando a cabeça da água e se tem confiança para dar o próximo passo.

Aqui na Bora mergulhar o seu desenvolvimento como mergulhador é feito de forma personalizada e no seu ritmo. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e começar essa grande aventura que é o mundo do mergulho com cilindro!


 

Fale conosco