carregando...
Fale conosco

O ar do cilindro de mergulho

Um dos principais equipamentos de mergulho, mas que poucos sabem realmente como funciona, é o cilindro de ar. Repare, você respira ar comprimido, o mesmo ar que respiramos aqui fora, não é cilindro de oxigênio! O cilindro de oxigênio tem fins medicinais, e o ar do cilindro de mergulho é simplesmente seu suprimento de ar enquanto mergulha.

Entre as maiores dúvidas estão: como é o ar que está lá dentro? Como se coloca o ar lá dentro do cilindro de mergulho? Quais cuidados devem ser tomados ao respirar ar comprimido? Quais os cuidados para respirar sempre ar puro e filtrado? Os cursos de mergulho esclarecem todas essas dúvidas, mas a Bora Mergulhar faz questão de te dar uma orientação inicial sobre o cilindro de mergulho, com vídeos no nosso canal do YouTube e nas matérias que sempre publicamos nesse blog de mergulho com cilindro.

O ar que está no cilindro é composto por 21% oxigênio + 79% nitrogênio, este último um gás inerte, que nosso corpo não utiliza. Porém, o ar do cilindro se comprime à medida que vamos descendo, e o que acontece no nosso corpo respirando este ar comprimido também muda, de acordo com a profundidade e o tempo do mergulho.


DICA IMPORTANTE: Se você já é mergulhador e tem dúvidas sobre assuntos específicos de mergulho como uso correto de equipamentos, flutuabilidade, consumo de ar durante o mergulho, mergulhos múltiplos e outros, tenho um modelo de consultoria on-line personalizada que pode te atender e te dar mais segurança para os próximos mergulhos. Saiba mais clicando aqui ou faça contato por e-mail ou WhatsApp, se preferir.

Devemos lembrar ainda que o ar se comprime quando mergulhamos, mas ele se expande nos pulmões quando estamos voltando à superfície, e essa subida precisa ser monitorada pelo mergulhador. À medida que subimos, os gases que estão nos pulmões se expandem, e isso não pode acontecer de uma vez só, por isso existe a regra de sempre subir lentamente, em qualquer tipo de mergulho, desde os mais rasos até os mais profundos.

Os cilindros de mergulho são abastecidos em compressores especiais, que inserem ar totalmente limpo e filtrado para o seu mergulho. Não pode ter gosto nem cheiro, se tiver é porque algo deu errado e você deve trocar seu cilindro de mergulho por outro, em que o gás não tenha cheiro nem gosto. Sempre teste seu regulador antes de mergulhar.

Mas quais os tipos e tamanhos de cilindros de mergulho? Quais os cilindros de mergulho mais usados no Brasil? Como verificar se o cilindro está adequado para uso? O vídeo abaixo detalha essas questões. Importante lembrar que pode parecer que mergulhar com cilindro é complexo, mas aplicando as técnicas corretas, ensinadas nos cursos de mergulho, tudo fica muito mais simples.

Assista este vídeo até o final e conheça detalhes que você precisa saber sobre o cilindro de mergulho usado por mergulhadores do mundo inteiro!

 


Você tem dúvidas sobre mergulho com cilindro? Chame no WhatsApp que teremos prazer em atendê-lo.

Conheça nossa equipe e nossa estrutura, e realize agora mesmo o sonho de conhecer o mundo subaquático.


 
 

Fale conosco