carregando...
Fale conosco

Posso mergulhar menstruada?

Muitas alunas me perguntam se é possível mergulhar menstruada, vou contar as minhas experiências para vocês.

Meu nome é Roseli Ronchesi, proprietária da Escola de mergulho Bora Mergulhar, já tenho mais de 1.000 mergulhos em vários pontos de mergulho pelo mundo e mais de 10 anos como instrutora de mergulho.


Resolvi abrir o jogo e colocar a informação sobre mergulhar menstruada em pratos limpos, tanto para meninas quanto para meninos orientarem suas meninas.

Que fique claro que mergulhar é bom para relaxar, para ser feliz, para esquecer os seus problemas de rotina, para melhorar sua qualidade de vida!
 
Então a resposta é SIM, você pode e deve mergulhar menstruada pois não tem nada que aconteça durante esse período que te prejudique ou implique em algum risco durante seus mergulhos.
 


Você vai precisar incluir um absorvente menstrual interno à sua lista de equipamentos de mergulho, e aí é só alegria!

Se você costuma ter cólicas fortes, apenas dê preferência para os dias em que essa dor não costuma ser tão intensa a ponto de prejudicar seus mergulhos.

Mas e se sair sangue durante os mergulhos?

Primeiro que a pressão externa da água já faz com que o fluxo diminua ou até pare enquanto você está mergulhando. Mas se sair sangue, não se preocupe, isso não interfere em nada no seu mergulho.

Inclusive tenho uma aluna, Priscila Torres, que diz que já mergulhou menstruada muitas vezes e que isso parece um “presságio” de bons mergulhos, pois os melhores e mais lindos foram feitos nesse período. Mesmo nos dias de cólica e fluxo intenso, ela relata que a dor e o fluxo diminuem bastante durante o passeio subaquático.

Eu mesma já mergulhei menstruada muitas vezes e nada mudou, o tampão não sai do lugar, e não tive nenhum desconforto que atrapalhasse a prática do mergulho com cilindro.

Se seu medo é que o sangue seja identificado por algum tubarão e você corra o risco de ser atacada, fique despreocupada, os pontos de mergulho com tubarão no Brasil são raros e você vai saber de antemão se existe alguma espécie comum no local, e se isso vai realmente representar um risco real de ataque.

Se sair sangue na sua roupa de mergulho feita de neoprene, também não tem problema, depois é só lavar e enxaguar bem.

Bora mergulhar com a gente?

Fale conosco