carregando...
Fale conosco

Preço do curso de mergulho

Qual o preço de um curso básico de mergulho? Essa é a pergunta que muitos fazem, mas poucos mergulhadores iniciantes entendem tudo que envolve.

Importante começar deixando claro que os cursos básicos de mergulho são padronizados, pois são processos definidos pelas certificadoras de mergulho. E mesmo em certificadoras diferentes, as fases e processos não variam muito, um detalhe aqui e ali, mas o processo todo SEMPRE ENVOLVE aulas teóricas de mergulho, prática na piscina e prática no mar.

Entenda que o curso básico de mergulho é um super treinamento que visa garantir o entendimento mínimo de tudo que permeia a prática do mergulho com cilindro, para te manter sempre atento e seguro nos mergulhos que virão depois.

Mas quanto custa um curso de mergulho básico? Os preços normalmente começam a partir de R$ 2.000,00 (referência de setembro de 2021) e pode variar bastante de uma escola de mergulho para outra, mas é bem fácil explicar essa variação. As variáveis logísticas devem ser consideradas: 

 
*Onde voce está e onde serão as aulas teóricas e de piscina?
*Qual o local escolhido para os mergulhos no mar?
*O transporte e hospedagem até o ponto de mergulho no mar estão incluídos no preço final? 
*O ponto de mergulho escolhido exige muita estrutura e tempo de navegação?
 
Se você já está no litoral, em um local onde tem ponto de mergulho próximo, que exige pouca navegação, o custo normalmente é mais baixo. Mas se você está longe do litoral, a logística necessária vai exigir um pouco mais de investimento.

Na Bora Mergulhar você pode se formar mergulhador pela SSI ou PADI, duas das mais reconhecidas certificadoras de mergulho no planeta.

O curso de mergulho envolve várias etapas e itens obrigatórios, por isso sempre que receber um orçamento coloque tudo na ponta do lápis para fazer a comparação equivalente e justa de preços. Abaixo segue uma lista de itens que devem ser observados para que o custo X benefício seja interessante:

 
  *Formação e experiência do instrutor;
 *Os equipamentos estão inclusos? Na Bora mergulhar a gente te empresta nadadeiras, máscara e snorkel, a maioria das escolas pede para que você compre, e só aqui já vai R$ 500,00 ou mais (referência de preço setembro 2021);
  *Como está a situação dos equipamentos que serão fornecidos, se são novos, receberam manutenção, etc?
  *Onde serão feitos os mergulhos no mar e a qualidade da embarcação/equipe de apoio que vai te atender?
  *Os processos propostos pela certificadora serão integralmente cumpridos para sua segurança?
  *Qual o custo do transporte até o local dos mergulhos no mar?
  *Qual o custo que terá no local escolhido para a prática no mar, existem opções de hospedagem e alimentação que estão de acordo com o que você está disposto a gastar? Com a Bora Mergulhar você tem total liberdade de escolha.

Faça a sua planilha e compare tudo isso no final, vai ficar mais fácil escolher não só pelo preço, mas considerando a sua tranquilidade e segurança.
 
Mas o que realmente FAZ TODA A DIFERENÇA quando o assunto é preço de curso de mergulho?

1.       Qual a formação e trajetória do instrutor responsável pelo seu curso?
Para ensinar mergulho você precisa se formar como INSTRUTOR DE MERGULHO, e isso exige pelo menos 100 mergulhos + treinamentos específicos para este fim. Se seu instrutor fez muitos cursos adicionais ele investiu tempo e dinheiro na formação dele para poder te dar o melhor treinamento; Roseli Ronchesi já tem mais de 1.000 mergulhos e muitas especialidades.

O vídeo a seguir mostra toda a formação e experiência da proprietária da Bora Mergulhar, Roseli Ronchesi, sempre preocupada em ensinar com calma e em detalhes o que mandam as certificadoras de mergulho.

 

 
2.       Como estão os equipamentos de mergulho (que estão inclusos no preço) em relação a manutenção e qualidade?
Fazer a manutenção constante dos equipamentos reduz drasticamente o risco de falhas, e isso envolve investimento e atenção constante. Os equipamentos de mergulho custam caro, então antes até da manutenção teve o investimento na compra desses equipamentos que você usará para o curso de mergulho.

3.       Material didático e estrutura
O material didático do curso de mergulho é completo e recheado de informações essenciais para sua segurança e ótimas experiências nos mergulhos com cilindro. Um equipe preparou tudo isso de forma didática e para que todos possam entender em detalhes o que acontece com você e com a vida marinha durantes os seus mergulhos. Isso sem contar os aplicativos e inovações constantes implantadas pelas certificadoras o tempo todo.

4.       Equipe de suporte durante seu curso de mergulho
Grande parte dos mergulhos no Brasil são mergulhos embarcados, então além da embarcação, tem o marinheiro, guias de mergulho que são no mínimo Divemasters, auxiliares na embarcação, lanchinho no barco etc e toda essa estrutura te dá todo o suporte durante o seu curso.

O curso de mergulho é intenso e exige muito do instrutor. Atenção, esforço físico e mental, e muita responsabilidade recaem sobre este profissional de mergulho, tudo para que você saia sabendo agir corretamente nos seus próximos mergulhos.

Por fim, o curso de mergulho não é uma viagem de passeio!!! Você vai com foco e objetivos muito claros, e recomendamos que sua escolha seja racional e técnica, considerando o que é mais importante para você neste momento.

Fale conosco