carregando...
Fale conosco

Tabela de mergulho PADI

À primeira vista, a tabela de mergulho pode assustar por ter muitas letras e números, mas ela é essencial para o planejamento do seu mergulho, mesmo para quem usa um computador.

Em um segundo olhar, e com um profissional de mergulho orientando, você percebe que rapidamente os números e letras fazem todo sentido, e não fica complicado calcular o tempo que pode durar seu mergulho.

Mas por que você precisa calcular o tempo de mergulho X profundidade?

O cilindro de ar nos fornece oxigênio e nitrogênio (igual ao ar que respiramos aqui na superfície), e não apenas oxigênio como muitos pensam. Quanto mais profundo você mergulha, mais o ar do cilindro se comprime e mais ar entra em seus pulmões a cada respiração.

O oxigênio é metabolizado pelo nosso corpo mas o nitrogênio não, ele se acumula e, em excesso, pode causar alguns problemas de saúde. O nitrogênio só pode ser completamente expelido na superfície, e é por isso que todo mergulho tem tempo determinado para acabar.

Quanto mais profundo é o seu mergulho mais nitrogênio se acumula no seu corpo, e aí você precisa voltar à superfície antes que o nitrogênio se torne tóxico para o seu organismo.

A tabela de mergulho auxilia no cálculo exato e seguro dos seus mergulhos, prevendo inclusive qual o tempo que você precisará ficar na superfície, expelindo o nitrogênio entre um mergulho e outro.

DICA IMPORTANTE: Se você já é mergulhador e tem dúvidas sobre assuntos específicos de mergulho como uso correto de equipamentos, flutuabilidade, consumo de ar durante o mergulho, mergulhos múltiplos e outros, tenho um modelo de consultoria on-line personalizada que pode te atender e te dar mais segurança para os próximos mergulhos. Saiba mais clicando aqui ou faça contato por e-mail ou WhatsApp, se preferir.

Veja este vídeo que simula alguns mergulhos e profundidades, e os cálculos que são feitos de intervalo de superfície e para os próximos mergulhos. Roseli Ronchesi é instrutora de mergulho com formação internacional e proprietária da Escola Bora Mergulhar.

 


Exemplos prático do planejamento e tempo X profundidade:

Se você deseja mergulhar em um naufrágio que está a 25 metros de profundidade, é ideal que este seja seu primeiro mergulho do dia, já que os próximos mergulhos devem ser sempre mais curtos e menos profundos que o primeiro, por segurança.

A tabela de mergulho vai te dizer quanto tempo você poderá ficar a 25 metros até o início do procedimento de subida (respeitando sempre seu suprimento de ar e a velocidade máxima de subida).

Neste caso, você usa a tabela para calcular o tempo que precisa estar na superfície até iniciar o próximo mergulho de forma segura, evitando o acúmulo de nitrogênio no corpo.

O segundo mergulho também deverá respeitar rigorosamente a profundidade e tempo planejados, para manter o nível de nitrogênio dentro dos patamares de segurança.

Se você deseja fazer ainda mais que 2 mergulhos no mesmo dia, a tabela também vai te mostrar qual o nível de nitrogênio que você volta de cada mergulho e quanto tempo precisa esperar para mergulhar novamente, visto que o nível de nitrogênio residual em mergulhos consecutivos deve ser avaliado para não ultrapassar o limite seguro dos mergulhos descompressivos.

Conte com a Bora Mergulhar para seus cursos e viagens de mergulho inesquecíveis.

Conheça também nosso canal de conteúdo de mergulho no YouTube.

Fale conosco