carregando...
Fale conosco

Tempo de mergulho

Quanto tempo pode durar o mergulho com cilindro?

Essa pergunta está sempre na cabeça de quem ainda pretende conhecer o mundo do mergulho e também dos mergulhadores iniciantes, que ainda estão nos seus primeiros mergulhos.

Vários são os fatores que determinam o seu tempo de ar no cilindro.

O ar que tem dentro do cilindro (sim, é ar com 21% oxigênio e 79% nitrogênio e não oxigênio puro) está comprimido e a cada inspiração você absorve muito mais desses gases do que quando está respirando normalmente aqui na superfície. Então fique atento ao seu consumo:

 
 
  1. Qual o seu padrão de respiração? Mergulhadores iniciantes costumam gastar um pouco mais de ar pois ainda estão ajustando sua flutuabilidade, estão um pouco ansiosos, entendendo como é seu ritmo, e como se evita fazer esforços desnecessários;
  2. Como está seu preparo físico? Pessoas que se exercitam com alguma frequência costumam consumir menos ar para sua recuperação;
  3. Se você fuma ou é obeso, talvez o seu padrão de consumo também seja mais alto, pois precisa de mais ar para executar os movimentos durante o mergulho;
  4. Quanto maior a profundidade mais ar você consome, independente da sua forma física. O ar se comprime à profundidade, então mais ar entra no seu pulmão a cada inspiração. Se você mergulhar por 20 minutos a 20 metros, o gasto de ar sempre vai ser maior que 20 minutos a 10 metros, por exemplo.
  5. Você está mergulhando só para passear, tranquilamente, ou está mergulhando pra executar alguma tarefa? Você gasta muito mais ar num curso de mergulho por exemplo, em que você tem que executar exercícios orientados pelo instrutor.
Em resumo, cada mergulhador tem seu padrão de respiração, então não tem como saber ao certo o tempo de mergulho, vai depender de todos esses fatores citados acima.

Lembrando que não pode voltar do mergulho com o cilindro vazio, a recomendação de segurança é voltar com 50 bar de ar restantes.

Aproveite seu mergulho ao máximo, sem se importar tanto com o tempo, afinal 15 minutos de um mergulho maravilhoso sempre valerá a pena! Bora mergulhar com a gente?


 

Fale conosco